Top

Será que estamos a beber a água que precisamos?

Que quantidade de água devemos beber?

Imagine o seguinte: Tem um balde de água, meio cheio, uma esfregona, e uma casa de 80m2 para lavar. No primeiro dia, lava a sua casa com essa água e muito detergente. Mas nunca troca a água no balde.
O que acontece à medida que o número de lavagens aumenta? Está a “lavar” o seu corpo com água suja.

Esta metáfora serve para lhe dar uma noção de uma das muitas desvantagens de não ingerir água suficiente. A Água compõe 75% do nosso cérebro e músculos, e 83% do nosso sangue, é indispensável para um bom desempenho de actividades físicas e desporto e faz parte de todos os processos do organismo, desde o sistema digestivo, ao circulatório.
A falta de ingestão de água promove distúrbios na pele, como rugas e acne e a nível morfológico o aumento da retenção de líquidos, o que significa que quanto menos água beber, mais o seu corpo guardará como “precaução”.

Vamos concentrarmo-nos em água. Sumos de fruta, chá e outras bebidas não são água e terão diferente função. Por exemplo no caso dos sumos, se bebidos em excesso, acrescentam uma dose considerável de açúcar à nossa dieta. Alguns chás, por sua vez, são diuréticos o que até pode funcionar contraproducente.

A organização portuguesa de medicina preventiva aconselha 10 a 12 copos de água por dia.

Durante o treino, não adianta beber a água toda de repente, visto que o organismo só absorve cerca de 250ml a cada 15 minutos. Se vamos fazer uma sessão de BundaCore de 30 minutos, e uma sessão de PowerBike de 30 minutos, o ideal será ingerir 0,5L de água.

Noutro âmbito, poderíamos falar de águas mais alcalinas ou mais ácidas, com ou sem sabores, com mais ou com menos sódio… No entanto pense no seguinte: terá mais problemas por não ingerir água, do que pelas diferenças entre estes factores.

No entanto, se pretender mais esclarecimentos específicos sobre o tema, analisaremos alguns factores individuais e teremos todo o gosto em ajudar.


CONSULTA GRÁTIS AQUI