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Plano de Contingência

Ginásios MaisFitness

A COVID-19 é uma doença causada pela infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). A doença manifesta-se predominantemente por sintomas respiratórios, nomeadamente, febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo também existir outros sintomas, entre os quais, odinofagia (dor de garganta), dores musculares generalizadas, cefaleias (dores de cabeça), fraqueza, e, com menor frequência, náuseas/vómitos e diarreia.

Com base na evidência científica atual, este vírus transmite-se principalmente através de:

− Contacto direto: disseminação de gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, que podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas (< 2 metros).

− Contacto indireto: contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz ou olhos.

Para mais informações e recomendações consultar: www.covid19.min-saude.pt .

 

Neste sentido os Ginásios MaisFitness colocarão em prática o seguinte Plano de Contingência.

 

1. Responsáveis pela aplicação do plano de contingência

Coordenação Estratégica do P.C (Plano de Contingência)

Resp. Central Janina Coelho

 

Supervisão e Implementação Local do P.C MaisFitness Torres Vedras

Resp. Local Miguel Coelho

 

Supervisão e Implementação Local do P.C MaisFitness Malveira

Resp. Local Ricardo Carrilho

 

Supervisão e Implementação Local do P.C MaisFitness Bombarral

Resp. Local Janina Coelho

 

2. Normas de utilização do espaço

2.1. Marcação prévia na APP MaisFitness (maisfitness.sportstudio.pt). Só será possível frequentar o ginásio mediante marcação;

2.2. Apesar do livre acesso, a nossa recomendação é que cada sócio reserve apenas uma sessão de treino por dia;

2.3. Visitas ao ginásio além do usufruto desportivo, tais como assuntos administrativos e comerciais, carecem previamente de marcação: Ginásio Torres Vedras 960092562; Ginásio Malveira 930414471; Ginásio Bombarral 964243704;

2.4. Comparecer no ginásio apenas à hora da reserva;

2.5. A sala de treino tem uma lotação reduzida, de modo a permitir o distanciamento de segurança recomendado entre cada atleta durante a realização do treino;

2.6. Está à disposição dos atletas material de desinfeção para os materiais de treino;

2.7. É permitido o acesso dos utilizadores a cacifos e às instalações sanitárias.

2.8. Sugerimos que os atletas (caso seja possível) venham já equipados de modo a evitar aglomerados de pessoas na zona dos vestiários;

2.9. Não é recomendada a utilização dos duches, mas em caso de necessidade estes poderão ser utilizados com as devidas precauções.

2.10. Os ténis para realização dos treinos indoor deverão ser exclusivos para utilização dentro do ginásio e não podem ser os mesmos utilizados em práticas desportivas de exterior;

2.11. Recomendamos que cada atleta traga um saco, de modo a poder colocar os seus pertences dentro da sala de treino durante as atividade desportiva, nomeadamente: máscara, cartão de acesso, chave, cacifo, etc.. de modo a que estes não fiquem em contacto direto com o chão;

2.12. Obrigatório o uso de toalha durante os treinos;

2.13. Durante a realização do treino os atletas deverão respeitar o distanciamento, mantendo-se na sua marca;

2.14. É obrigatório o uso de máscara, na entrada e saída das instalações bem como em espaços comuns. Dispensa da obrigatoriedade do uso de máscara apenas durante a realização de exercício físico;

2.15. Todos os atletas deveram registar a sua entrada e saída das instalações na receção, para controlo epidemiológico;

2.16. Ao aceder as instalações, todos os atletas deveram respeitar as regras de circulação assinaladas no espaço;

2.17. Desinfeção das mãos à entrada e saída das instalações, utilizando os dispensadores de solução alcoólica disponível para o efeito;

2.18. Os atletas comprometem-se a respeitar as normas e orientações do staff relacionado com a prevenção do contágio da covid-19;

 

3. Medidas de Higiene

3.1. Disponibilização de solução alcoólica para desinfeção regular das mãos;

3.2. Utilização de ventilação mecânica para o arejamento dos espaços, neste sistema, o ar será retirado diretamente do exterior e a função de recirculação do ar será desativada;

3.3. Aumento da frequência de limpeza e desinfeção, várias vezes por dia e com recurso a agentes adequados de todas as zonas (ex.: zonas de atendimento, balcões, mesas, gabinetes de atendimento, maçanetas de portas, teclados do computador, casas de banho, puxadores, cabides, balneários, cacifos, chuveiros, entre outros);

3.4. Na zona especifica da receção o rececionista de atendimento é responsável por higienizar o balcão de atendimento, bem como outras superfícies de grande utilização que se encontrem na proximidade da receção, independentemente do

plano de higienização das equipas de limpeza já existente, de modo a intensificar a higiene nesta zona critica;

3.5. Limpeza e desinfeção de superfícies, antes e após cada utilização, com recurso a agentes adequados, de todos os equipamentos considerados críticos, ou seja, equipamentos de utilização por várias pessoas (tais como equipamentos ergómetros, máquinas de resistência, pesos livres e similares, etc);

 

4. Medidas de proteção individual staff

4.1. Formação a todos os elementos de equipa acerca do plano de contingência e medidas de proteção;

4.2. Uso de máscara nos espaços comuns e dispensa do uso de máscara apenas durante a prática de atividade física;

4.3. Uso de máscara durante a prestação de serviços de treino personalizado;

4.4. Desinfeção regular das mãos;

4.5. Aulas de Grupo

  • 4.5.1. O Head-set, bem como o cinto do microfone do instrutor, é pessoal e intransmissível;
  • 4.5.2. Desinfetar o material a ser usado durante a aula a chegada e a saída, material utilizado na aula (barra, colchão, pesos, molas, bicicleta etc…) emissor do microfone, botões da aparelhagem nos quais seja necessário tocar e manusear;
  • 4.5.3. Utilizar a máscara à receção dos atletas;
  • 4.5.4. Equipamento de treino (roupa, ténis etc..) não poderá ficar no ginásio. Todos os dias cada instrutor deverá trazer e levar o seu equipamento devidamente fechado dentro de um saco. De modo algum poderá haver roupa ténis ou outros equipamentos pessoais ao ar dentro do clube;

4.6. Treino personalizado

  • 4.6.1. Desinfetar as mãos ao receber o cliente e solicitar que o cliente desinfete as suas mãos com solução alcoólica;
  • 4.6.2. Não cumprimentar o cliente fisicamente;
  • 4.6.3. Treinador seleciona o material a ser utilizado no treino e desinfeta todo o material a frente do cliente enquanto explica o treino que vai ser realizado;
  • 4.6.4. Treinador deverá selecionar a sua área de treino, outdoor ou indoor
  • 4.6.4.1. TVD – indoor: duas áreas de treino num dos lados da rede e outras duas do outro lado da rede;
  • 4.6.4.2. MLV – indoor: heavy room; espaço verde; estúdio tribus e estúdio pt
  • 4.6.4.3. BBR – indoor: imediações do ginásio, indoor: Zona bike; estúdio pt com duas zonas;
  • 4.6.5. Seleção dos exercícios e alongamentos de modo a minimizar o contacto próximo;

 

 

5. Procedimentos a adotar perante um caso suspeito

5.1. Ao caso suspeito deve ser colocada uma máscara cirúrgica, preferencialmente pelo próprio;

5.2. Este deve ser encaminhado para a Sala de Isolamento pelo Responsável Local;

  • 5.2.1. Espaço de isolamento previamente definido em cada clube (wc deficientes);
  • 5.2.2. O caso suspeito deverá permanecer apenas na sala de isolamento até à chegada das autoridades competentes;
  • 5.2.3. Material disponível na zona de isolamento: Um kit com água e alguns alimentos não perecíveis, solução antissética de base alcoólica, toalhetes de papel, máscaras cirúrgicas;

5.3. Resp. Local contacta o SNS 24 (808 24 24 24) e seguir todas as indicações;

5.4. As Autoridades de Saúde locais devem ser imediatamente informadas do caso suspeito de forma a facilitar a aplicação de medidas de Saúde Pública (Resp. Central)

 

 

Este plano poderá ser alterado em caso de necessidade, realizado a 29 de Maio de 2020.

Atualização 11 de Outubro de 2021

 

A gerência

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