Top

Os nossos Joelhos: Lesões e Soluções

Os nossos Joelhos: Lesões e Soluções

1. Introdução

Quando nos movimentamos, não pensamos no mecanismo desse movimento, no órgão que ordena o movimento e na estrutura que o executa. No artigo de hoje vamos falar de uma articulação muito massacrada durante a nossa vida: os nossos Joelhos. Esta articulação absorve muito impacto, e apesar de todo o cuidado que possamos ter, irá sempre ocorrer um desgaste natural à medida que os anos vão passando.

2. Constituição e função dos nossos Joelhos

O Joelho é uma das principais articulações dos membros inferiores estando sujeita a um grande número de impactos durante as atividades diárias e físicas. Esta articulação é responsável por movimentos como, extensão, flexão e rotação, criando assim a mobilidade e a capacidade de criar movimento no membro inferior. O Joelho é constituido por ossos, ligamentos, meniscos e músculos que estão em seu redor. As estruturas ósseas presentes nesta articulação são a parte distal do fémur, a parte proximal da tíbia e pela rotula (Patela).

3. Quais as principais lesões e de onde advém?

A lesão é caracterizada por uma alteração ou deformidade tecidual, que pode atingir vários tecidos, bem como os mais variados tipos de células. As lesões ocorrem devido a um desequilíbrio fisiológico ou mecânico, através de trauma direto ou indireto, por uso excessivo ou de forma incorreta de um determinado exercício. No caso da população desportiva, as lesões envolvem mais o sistema músculo-esquelético e raramente o sistema nervoso. As lesões primárias são descritas na medicina desportiva como sendo crônica ou aguda, resultantes de forças macro traumáticas (fraturas, luxações, subluxações, entorses, distensões) ou micro traumáticas que são geralmente lesões que ocorrem por excesso de uso, e são o resultado da sobrecarga repetitiva ou incorreta, no treino contínuo ou de competição. A lesão secundária é a resposta inflamatória derivada da lesão primária.

A dor no joelho ter várias origens:

• Artrite, incluindo a artrite reumatoide, osteoartrite e gota

• Luxação rotuliana (patelar)

• Infeção na articulação

• Lesões no joelho

• Tendinite

• Rompimento da cartilagem (rompimento do menisco)

• Rompimento do ligamento (rompimento ligamento colateral anterior (LCA))

• Distensão ou entorse

Vários fatores podem aumentar as causas de dor no joelho, incluindo: estar acima do peso ou ter obesidade, aumentando assim a tensão e esforço sobre a articulação do joelho, mesmo nas atividades diárias, tais como caminhar, subir e descer escadas;

A falta de força e flexibilidade são das principais causas de lesão no joelho

Vários tipos de desporto colocam maior pressão sobre os joelhos, como ski, saltos, voleibol e basquetebol.

4. Qual o tipo de exercício físico aconselhado?

Fortalecer e reabilitar o Joelho não é uma tarefa fácil por ser uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Para fortalecer os joelhos os músculos a serem trabalhados são quadríceps, posteriores de coxa, adutores e abdutores e também a flexibilidade. Nos nossos programas existem um monte de soluções, aqui em baixo vou dar alguns exemplos de aulas e exercícios que devemos fazer, e também aquelas que devemos evitar.

Aulas que nos permitem fortalecer o nosso joelho: • Bunda – para além de ser uma aula focada específicamente para os membros inferiores, está estruturada de forma a podermos trabalhar os músculos mais importantes da nossa perna (quadríceps, posteriores da coxa, adutores e abdutores).

• Bodypump – nesta sessão, recorrendo a carga externa simulam-se exercícios funcionais semelhantes às actividades do dia a dia, como sentar, levantar e o movimento de lunge, que é um processo semelhante ao que o individuo tem que realizar para apanhar um objecto do chão.

• Bodybalance – Fortalecer a articulação do joelho, através do aumento da força, flexibilidade e equilíbrio, com exercícios de Yoga, Tai-Chi e Pilates.

Quer saber como podemos ajudar? Marque já gratuitamente uma consulta de bem estar no MaisFitness.


CONSULTA GRÁTIS AQUI