Top

Blog

Missão de uma Empresa de Fitness. Como formular?

“Se não sabes para onde vais, qualquer caminho serve”.

Lewis Carrol

É nesse contexto que o alinhamento ideológico é tão importante numa equipa. E um dos fatores mais importantes, é a formulação de uma missão!

A ideia não passa por um parágrafo bonito, que ninguém na organização sabe, muito menos vive… A missão e os valores de uma marca/empresa são para ser vividos, porque acrescentam propósito à comunidade e dão sentido ao trabalho de uma equipa.

Chego a ver missões confundidas de objetivos. missões como “ser uma referência no mercado” ou “a empresa nº1 no país” são pouco concretas, investem pouco em inspiração e, ainda para mais, estas “missões” não se relacionam nada com a razão pela qual a marca existe.

As empresas não foram feitas só para ganhar dinheiro. Pensar assim é um erro tão grande que chega a ser grosseiro em pleno século XXI continuar a ouvir gente à boca cheia a dizê-lo.

As empresas servem para resolver problemas, ou então para satisfazer desejos. E da concretização de uma dessas coisas (ou de ambas), nasce o retorno para o acionista e para os funcionários. Quando uma empresa para de gerar VALOR para o cliente, mais cedo ou mais tarde, vai morrer.

Assim, acreditamos que a Missão deve estar totalmente alinhada com o VALOR que se quer gerar, e consequentemente com o tipo de contribuição direta que cada profissional da organização pode dar todos os dias, para proporcionar essa MISSÃO.

Daí tanto se fale, hoje em dia, em “Costumer-Centric”, que, na nossa abordagem, é construir as tácticas da empresa em redor da Missão, que representa o valor que se quer gerar para o cliente.

Algumas dicas para criares ou repensares a missão da tua empresa:

1 – Pensa no que geras de valor para a comunidade. Essencialmente está relacionado com a transformação que proporcionas às pessoas que rodeiam a empresa.

2 – O que perderiam os teus clientes se deixasses de existir? O que deixava de acontecer nas vidas dos mesmos? Que problemas deixariam de ver resolvidos?

3 – Cria uma intenção, começada por um verbo, de algo que beneficie/resolva problemas das pessoas. Por exemplo, a nossa Missão é Tornar as Pessoas Mais Felizes, Mais Saudáveis e Mais Fitness. A Missão da Disney é “alegrar as pessoas”.

4 – Procura sintetizar numa frase apenas a missão. Torna-se mais fácil de ser entendida e reproduzida por todos!

Para além de uma Missão bem definida, ideologicamente as empresas necessitam também de uma Visão bem definida (que é a forma como a empresa se vê no futuro e indicará também posteriormente os seus objetivos de curto, médio e longo prazo) e de Valores congruentes (que sendo os pilares que darão origem às regras de equipa e auxiliarão nas decisões que a empresa toma nos momentos chave).

Se quiseres ter acesso a mais conteúdo sobre liderança de equipas de fitness, envia-nos um e-mail para roberto.maisfitness@gmail.com com a tua pergunta! Ou então, preenche o formulário abaixo, que nós entramos em contacto contigo!

Aceito os Termos e Condições e quero ser contactado/a. - Aceito os Termos e Condições e quero ser contactado/a.

QUERES EXPERIMENTAR GRÁTIS?
SIM, QUERO!