Top

Blog

Como decorar os nomes das pessoas?

Outro dia, ouvimos esta frase numa escola que visitamos para dar formação:

“Professor, não sei como consegue decorar o nome de toda a gente, deve ter nascido com algum talento natural… eu nunca tive jeito para nomes!”.

Depois, com curiosidade, perguntei ao estudante se sabia quem eram os jogadores do seu clube de Futebol do coração. O resultado?! Disse-me o nome de todo o plantel e a posição de cada um no campo, quem era o capitão e número de golos que os avançados já tinham marcado esta época! Afinal, o problema não era incapacidade em decorar nomes, mas sim o desinteresse pelo assunto.

Antes de partilhar contigo como podes decorar nomes com mais facilidade, deixa-me partilhar contigo o porquê que isso é importante. Os clientes de um ginásio procuram duas coisas: O equipamento/espaço e a relação. Sendo que, em relação ao equipamento, estás altamente vulnerável ao que acontecer no mercado e no contexto de concorrência onde estás inserido. É na relação que podes fundar bases sólidas e a minha aposta como sugestão, vai totalmente neste sentido.

Não há muito melhores formas de estreitares relações, do que tratar os teus clientes pelo seu nome!

Por favor marca aí um estudo que indique que há um dom natural para alguém saber os nomes de alguém! Nesta questão dos nomes, a única coisa importante, é dedicares atenção e teres compromisso com as tuas pessoas. Ainda assim, vamos deixar-te algumas dicas de como podes facilmente saber o nome de toda a gente:

1) Pergunta! Este é tão evidente como é esquecido por toda a gente. Se tiveres vergonha de perguntar, nunca vais saber.

2) Repete! Repete 3 a 5 vezes o nome da pessoa. Estilo: Maria! Muito prazer, o meu nome é Roberto. A Maria já fez actividade física ou é a primeira vez? Ok, então Maria, vamos ali buscar o material para a sessão. Se a Maria tiver alguma dúvida pode perguntar! Se precisar de parar ou descansar um pouco a meio, sinta-se à vontade Maria! Até já!

3) Associa! Associar duas caraterísticas, ajuda bastante! Pode acontecer por causa da estatura, cor do cabelo… se virem a pares é simples: “A Sofia é amiga da Catarina…” ou… “O Rui é pai do Pedro”…

4) Se te esqueceres, pergunta outra vez! Já me aconteceu, depois de perguntar esquecer-me do nome de um cliente. Quando isso acontece, sentes um certo desconforto e chega mesmo a ser constrangedor perguntar novamente. Mas é muito mais constrangedor tu nunca mais referires o nome daquela pessoa, apenas porque te sentes envergonhado de voltar a perguntar. Por isso, sugiro-te algo deste tipo: “Desculpe, pode relembrar-me o seu nome?”.

Mantém consciente o que Dale Carnegie dizia:

“O nome de alguém, é o som mais doce para essa pessoa”.

Nas tuas aulas de Fitness, saberes os nomes é a diferença entre poderes conectar correctamente com os teus participantes ou apenas falares para uma audiência, o que é completamente diferente, do ponto de vista da relação.

Se quiseres saber mais dicas para instrutores de fitness e como melhorar a qualidade das tuas aulas de grupo, envia-nos um e-mail para roberto.maisfitness@gmail.com com a tua pergunta!

QUERES EXPERIMENTAR GRÁTIS?
SIM, QUERO!