Quais os Benefícios da Proteína?
“Que o teu alimento seja o teu medicamento, e o teu medicamento o teu alimento” (Hipócrates).
As proteínas são substâncias que formam todos os seres vivos. Desde organismos microscópicos aos grandes animais e plantas, todos dependem das proteínas para o seu desenvolvimento e crescimento. Metaforicamente, as proteínas são tijolos para o corpo, no entanto, destinam-se a muito mais do que ser o constituinte dos músculos. Auxiliam no sistema imunitário, transporte de sangue, regulação hormonal e da temperatura corporal, e na cicatrização e reconstrução de tecidos.
Quais os alimentos onde podemos encontrar a Proteína?
As proteínas são compostas orgânicos complexos constituídos a partir de 20 aminoácidos (AA) diferentes. Alguns aminoácidos são produzidos pelo nosso corpo, outros não, sendo estes adquiridos na ingestão de alimentos. Aminoácidos provenientes da alimentação são chamados de essenciais e são encontrados em ovos, leite, queijo, peixe, iogurtes, soja e carne.
Em baixo, uma tabela que indica valores de referência para consumo diário de proteína. Vários factores podem influenciar o calculo e, nesse sentido, estamos disponíveis para prestar uma avaliação gratuita na qual podemos abordar este tema. Inclusive, existem estudos em atletas que necessitam de um aporte ainda superior ao indicado. Quanto ao excesso de proteína, existe uma corrente de senso comum que nos diz que nada em excesso é benéfico. No entanto, não existem estudos que comprovem cientificamente a relação entre a utilização de uma dieta hiperproteica e o comprometimento da função renal.
(Tabelas exemplificativas da quantidade de proteína encontrada em alguns alimentos. – por 100g de alimento)
Fazer dieta baseada em proteína?
Existem dietas que têm como base a proteína. Apesar de ser indicada a redução da ingestão de hidratos de carbono refinados, é importante não esquecer as mais valias da ingestão de frutas, hidratos de carbono integrais e leguminosas, tendo em conta a sua mais valia para o óptimo funcionamento do organismo.
Proteína Whey e Suplementos, são mesmo necessários? Os suplementos destinam-se a complementar um regime alimentar já de si equilibrado e adaptado às necessidades individuais. A maior parte das vezes, é difícil consegui-lo através da alimentação, quer por desiquilibrio nas escolhas alimentares, quer por outro lado, por carências nos factores de produção e de confecção dos alimentos. Clique aqui para saber mais sobre “Suplementos”, ou aqui para saber “quando tomar proteína”.
Escolhas alimentares estão relacionados com factores culturais (estilo de vida, ambiente, religião, tradições, etc.); motivos de saúde (restrições físicas, idade, género, etc.); questões sensoriais (paladar, textura, aspeto, etc.); questões genéticas (sensibilidade paladar, preferência pelos doces, etc.); e fatores cognitivos (hábitos, educação, emoções, publicidade, etc.), no entanto devemos ter sempre em conta as necessidades do nosso organismo porque apenas assim conseguimos garantir a nossa longevidade sustentável, ou seja, manter um corpo são numa mente sã durante muitos e bons anos.